INFORMAÇÕES TÉCNICAS

GRLWEAP para Windows: software para análise de cravabilidade


GRLWEAP para Windows: software para análise de cravabilidade

GRLWEAP é o programa de simulação de cravação de estacas mais realista que existe no mercado. O programa calcula os esforços dinâmicos resultantes da cravação, e relaciona a nega com a capacidade de carga da estaca. GRLWEAP resolve a equação unidimensional da onda, usando um modelo discreto de massas concentradas. O programa oferece inúmeras e poderosas opções, dentre as quais a que usa várias análises básicas de um golpe do martelo para simular todo o processo de cravação.


Desde a sua introdução em 1988, o programa GRLWEAP (que é baseado no programa WEAP de 1976) vem ganhando popularidade ao redor do mundo. Hoje em dia muitos o consideram o programa mais confiável para prever o critério de nega, bem como as tensões dinâmicas de cravação e o desempenho do martelo de estacas cravadas.


Algumas das características que agilizam a utilização do programa:

Algumas das opções de análise são:

*Novos recursos da versão Windows

Exemplos de telas com resultados de análises (iguais aos resultados impressos)

Cálculo Numérico

Verificação e performance do programa


Várias publicações sobre a precisão das analises de equação da onda indicam que, com um desempenho normal do martelo e do sistema de cravação, as tensões previstas no topo da estaca diferem das tensões medidas por apenas 10 a 15%.


Na fase de projeto, será usada uma distribuição de resistência do solo estimada a partir por exemplo de ensaios SPT ou CPT, usando-se algum método de previsão de capacidade estática. Valores típicos sugeridos pelo programa poderão ser usados para outros parâmetros tanto do solo como do sistema de cravação e mesmo da estaca. A precisão da estimativa será função portanto da maior ou menor coincidência desses valores estimados com os parâmetros reais do solo.


As previsões de nega são afetadas por efeitos temporais na resistência do solo. Como esta freqüentemente aumenta após a instalação da estaca, é necessário considerar-se o efeito de "set-up" para uma previsão mais realista da nega. Na opção de "análise de cravabilidade", o programa permite a utilização de fatores que levem em consideração a diminuição, durante a cravação, da resistência estática de cada camada do solo ao longo do fuste da estaca. Esses fatores, a serem determinados pelo usuário do programa, são também usados para estimar a variação da resistência do solo durante paradas na cravação, por exemplo para a realização de emendas, etc. Uma outra forma de melhorar as previsões é a utilização da Análise de Tensões Residuais.


É sempre recomendável que os resultados das análises GRLWEAP sejam confirmados através da instrumentação das estacas com o Analisador de Cravação de Estacas PDA. A utilização de parâmetros reais do solo e do sistema de cravação, obtidos a partir da análise dos dados do PDA, permite o refinamento dos resultados preliminares obtidos com o uso dos parâmetros sugeridos pelo programa.


O programa GRLWEAP é extensivamente testado a cada lançamento de uma nova versão. A performance e os resultados das novas versões são comparados com resultados de análises efetuadas com as versões anteriores, ou com valores conhecidos.


GRLWEAP is a trademark of Goble Rausche Likins and Associates, Inc.
Pile Driving Analyzer is a registered trademark of Pile Dynamics, Inc.
Microsoft and Windows are registered trademarks of Microsoft Corporation
©1999 Pile Dynamics, Inc. All rights reserved

marcelovalverde